sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cadeiras auto e normas

Quando engravidei do meu A.M. começou-se a ver onde estavam as cadeiras auto do G. e da M. para ver o que dava para o novo rebento. Eu tenho um ovo maxicosi cabriofix, o que deveria estar  na minha opinião dentro das normas uma vez que dava para Isofix, mas a cadeira Grupo I que não tem isofix tinha as minhas dúvidas...
Num encontro de café com umas amigas, falou-se da nova norma i-size que entrava em vigor para as crianças nascidas em 2015 e que obrigava o transporte das mesma no sentido da rectaguarda até mais tarde (até aos 15 meses), ou seja a minha cadeira grupo I não servia!!! Bah!!!Ainda por cima estas novas cadeiras homologadas são caríssimas... eu sei que o que está em causa é a segurança das crianças, mas 500€ por uma cadeira my god não andamos própriamente todos a nadar em cash!!
Bora lá pesquisar na net... Todos os artigos falavam da tal norma mas que iria continuar em vigor a ECE44/04  durante mais alguns anos, mas quantos?? Nenhum artigo me dizia branco no preto que a partir de 2015 as crianças nascidas nesse ano eram as abrangidas pela norma.
Finalmente hoje encontrei um artigo com testes, explicações sobre vantagens, desvantagens, tudo e inclusivé na página 43 informção detalhada sobre a norma I-size. Mais importante a minha tão desejada resposta:
"As novas cadeiras i-Size, disponíveis no final de 2013, vão conviver até 2018 com as cadeiras homologadas com a anterior homologação ECE R44-04. O mais provável é que em 2018 se proíba a venda das cadeiras homologadas sob a norma ECE R44-04, mas a sua utilização será válida durante anos para que os pais não sejam obrigados a comprar outro sistema precipitadamente."

Aqui está 2018 proibida a venda mas permitida a utilização das cadeiras homologadas pela ECE44/04 durante mais uns anos. Ou seja a minha maxicosi grupo I está dentro das normas e é segura para o meu A.M. viajar no pópó da mamã!!!
Espero ter ajudado quem também tinha dúvidas relativamente ao mesmo.
De qualquer forma aqui têm o link do artigo do ACP:Estudo A Segurança, e um artigo da APSI com os diferentes tipos de cadeiras/Grupos segundo a norma ECE44/04: APSI


Bjs
 

Sem comentários:

Enviar um comentário