sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cobrar ou não cobrar eis a questão?

Claro que é não cobrar, nunca devemos cobrar a ninguém nada, a sua atenção, a sua presença, o seu tempo, nada!!
Como é possível alguém cobrar-nos seja o que for por termos o que temos, por termos a filosofia que temos, por termos a vida profissional que temos, por temos os apoios que temos... Se o tenho, e falo no meu caso, foi única e exclusivamente pelo meu esforço! Para ter o que tenho, tomei decisões, fiz escolhas boas e más, umas que custaram muito outras nem por isso, sofri sem ter culpa, sofri por ter culpa, tive uma boa infância e tive uma má infância, cresci depressa demais e sempre que caí levantei-me, umas vezes sozinha,outras vezes com ajudas que conquistei e ganhei! Nada me foi dado por acaso, sem razão, sem esforço ou justificação! Tive liberdade, sempre conquistada e com responsabilidade associada, qualquer deslize eu teria de o corrigir... e assim construí quem sou, a vida que tenho, a família que tenho, os amigos que tenho, as ambições que tenho e os valores que trago comigo.
Aprendi que é assim que tem de ser, somos nós que temos de construir e alimentar o nosso caminho, os que nos acompanham existem porque nós o conseguimos e ajudam-nos sim mas porque nós somos quem somos e porque nos construímos assim... quando se constrói sem esforço, ou mesmo nem se constrói é-nos dado, simplesmente tudo se acaba por perder... quem somos, o que temos e o que queremos e aí nada sabemos, porque nada aprendemos, nada nos foi ensinado, tudo nos foi dado, tudo foi desculpado, tudo foi arranjado sem esforço... se nada fizermos somos frutos do nada, nada somos, sobre nada caminhamos e a algum lado vamos chegar, mas talvez seja um destino sem essência, sem virtude, sem amor verdadeiro, sem nada! Podemos ter tudo e não termos nada, quando não sabemos nada, nada somos, nada!!
Errem, caiam e levantem-se sozinhos, não esperem pela mão estendida para vos levantar, ela aparece se nos esforçarmos para levantar, só assim... cobrar o quê? O esforço dos outros...Não ele assim não existe, é nada!!


Sem comentários:

Enviar um comentário